Arte Grega

 Partenon ou Partenão foi um templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega.

O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais do mundo. O nome Partenon parece derivar da monumental estátua de Atena Partenos abrigada no salão leste da construção. Foi esculpida em marfim e ouro por Fídias e seu epíteto parthenos (em grego παρθένος, "virgem") refere-se ao estado virginal e solteiro da deusa.

Características da arte grega, escultura, pintura, arquitetura na Grécia Antiga, história da arte

grega

arte grega - vaso grego

Vaso grego com pinturas

 

Introdução

Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.

 

 

Arte Grega
A expressão “arte grega” engloba as expressões culturais, arquitetônicas, de pintura, de escultura, de literatura, de teatro, etc. do período que se inicia na Idade do Ferro (séc. XI a.C.) e vai até o final do séc. I a.C.
A Arte Grega têm em seus deuses figuras inteligentes e justas, dedicadas ao bem-estar da população. O diálogo com a vida presente é recorrente nas manifestações dos artistas, que se utilizam da natureza na busca pela manifestação artística que visa a perfeição e a harmonia perfeita. Entre alguns pontos-chave que caracterizam a manifestação artística grega estão: o interesse pelo homem; a beleza; o racionalismo; e a democracia.
No que se refere à arquitetura, temos nas edificações e templos – edificados a partir do século VII – as expressões pelas quais se têm maior interesse. Por serem politeístas e acreditarem na semelhança entre os homens e os deuses, observa-se uma cultura religiosa única no mundo, o que refletiu em seus templos distribuídos em todas as cidades gregas. Entre os principais monumentos arquitetônicos gregos está o templo do Partenon em Atenas. 

 





Um comentário: